Biblioteca Ilustrada, 2015

 Encher de vãs palavras muitas páginas

E de mais confusão as prateleiras.

Livros, Caetano Veloso

Livros.

Cenário de minha formaçāo, as estantes cheias de lombadas coloridas, cada uma reservando sua promessa, são captadas por mim pela percepçāo sensorial, diferente da razāo.

As estantes da minha vida guardam livros e também outros objetos: lembranças, bibelôs e fotografias convivem com os volumes nas casas de meus avós, de meus pais e de minhas irmãs.

Desde a infância, quando assinalavam um caminho de infinitas descobertas, até agora, quando começo a herdá-los, os livros despertam em mim um interesse maravilhado, próximo da veneração e do culto.

Nos trabalhos aqui apresentados produzi obras usando partes de livros de sociologia sobre o Brasil, coleções de cartuns e uma velha enciclopédia, combinados a fragmentos de objetos, desenhos e aquarelas que fiz nos últimos dez anos como ilustrações para livros didáticos.

Esse encontro com os livros e os objetos herdados – coisas que sobram, orfãs no mundo – me confronta com o avanço do tempo em direção ao fim. Incômoda sensação de insuficiência, combustível que alimenta meu desejo de encompridar um pouco mais essas narrativas, criando novos objetos com velhos pedaços.

Teresa Berlinck