A Arte da Guerra, 2011

Livro de artista.

Releitura do Livro da Guerra – tratado militar escrito durante o séc IV a.C. pelo estrategista chinês conhecido como Sun Tzu. Composto por treze partes que discorrem sobre diferentes aspectos de diplomacia e batalhas, o texto do general chinês forma um panorama de estratégias a serem seguidas na guerra.

O livro de artista A Arte da Guerra é composto por capa, contracapa e 13 folhas impressas a jato de tinta e linóleogravura em papel japonês tipo Washi. Textos extraídos de verbetes da Enciclopédia Britânica e imagens elaboradas a partir de obras de arte, do cinema e da cultura pop, formam as imagens impressas nas páginas desse trabalho.

O volume mede 21,5 cm x 10,5 cm e as páginas foram dobradas e encadernadas à maneira japonesa.



A arte da guerra no Projeto Volante 2012

O Projeto Volante se configura como uma iniciativa de articulação, reflexão e difusão de trabalhos em meio impresso. Sob coordenação atual de Cleiri Cardoso, Marcelo Heleno e Paula Ordonhes, artistas são convidados a imprimir imagens em suporte de 16 cm x 16 cm que são distribuídos ao público em diferentes oportunidades.

O volante, impresso barato, quase ordinário, é meio eficaz de circulação de informação, usual ainda nos dias atuais. De suas muitas definições: “que voa ou tem a capacidade de voar”; “que não é fixo”, “que flutua”, enfim, que tem na mobilidade sua natureza.

O eixo deste projeto propõe uma reflexão acerca desse meio de veiculação de informação e à associação tão comum que fazemos do volante a propaganda barata, reconfigurando seus usos correntes e o inserindo no campo artístico, como instrumento poético.

A produção dos volantes utilizando procedimentos tradicionais da gravura vem reafirmar suas qualidades singulares enquanto linguagem, e sua validade enquanto instrumento de manifestação nas artes visuais.

CLIQUE AQUI para conhecer o Projeto Volante